Home   Cultura   Estação da Paulista terá oficina gratuita de cinema

Estação da Paulista terá oficina gratuita de cinema

A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) está com inscrições abertas para a Oficina Jovem Cineasta, totalmente gratuita, que acontecerá na célula do Museu da Imagem do Som (Misp), na Estação da Paulista. As inscrições podem ser feitas no próprio local em horário comercial e o período de inscrições de encerra no dia 26 de junho. As oficinas são voltadas aos jovens entre 14 e 18 anos e acontecerão aos sábados, sendo uma turma no período da manhã e outra no período da tarde. O Módulo I começa no dia 29 de junho e termina no dia 27 de julho e o Módulo II acontece de 03 a 31 de agosto. Não é necessário ter experiência. É preciso levar apenas papel e caneta.

A Oficina Jovem Cineasta traz a oportunidade de jovens transformarem suas ideias em um filme. Eles botam a mão na massa e conhecem as etapas do processo de filmagem, desde a criação do roteiro, storyboard, operação de câmera, luz, arte, direção, produção, som e montagem, até chegar ao grande momento: a experiência de assistir a própria obra em uma tela de cinema. Os filmes que resultarem da Oficina Jovem Cineasta farão parte integrante da MOSTRA LIVRE 2013.

O projeto JOVEM CINEASTA, pretende desenvolver temas relacionados a produção de um filme cinematográfico, mostrando de maneira prática todo o desenvolvimento de um projeto audiovisual. Do roteiro ao desenvolvimento de produção e filmagem, montagem e finalização. Os alunos terão acesso direto á equipamentos, facilitando a compreensão de todo o conteúdo teórico apresentado.

O curso pretende atingir jovens de 14 á 18 anos de idade, sendo limitado a 15 alunos por turma, para facilitar a compreensão dos temas abordados. No final do projeto, o grupo realizará um filme de curta metragem como forma de avaliação do curso. Os alunos concluintes do curso receberão um certificado de participação e uma cópia do filme produzido.

Todo o conteúdo apresentado nas aulas será disposto online, no site: www.coletivo.r8.org, onde os alunos poderão tirar suas dúvidas e obter antecipadamente o conteúdo de futuras aulas. Assim também como o material multimídia complementar apresentado nas aulas.

O programa do curso abrange os seguintes tópicos:

Módulo I

Inicia no dia 29 de Junho de 2013

 

Turma 1 – Horário de Inicio: 8hs.

Turma 2 – Horário de Inicio: 13hs.

 

 Introdução e desenvolvimento do roteiro cinematográfico

 Conhecendo a equipe e suas funções

 Contato com a câmera – como utilizar a câmera sobre o roteiro escrito

 Estudo do roteiro para filmagem – roteiro técnico / storyboard

 Organização da produção

 Filmagem

 Edição

 Exibição

 

 

Módulo II

Inicia no dia 03 de Agosto de 2013

 

Turma 1 – Horário de Inicio: 8hs.

Turma 2 – Horário de Inicio: 13hs.

 

 Criação de roteiro

 Análise técnica

 A luz em cena – noções básicas de iluminação

 A câmera e suas possibilidades – posicionamento, enquadramento, ângulos…

 Filmagem

 Edição

 Exibição

 

 

OFICINEIRO

Roberto Oliveira – Produtor – Registro ANCINE nº 20294

Roberto Oliveira é roteirista, cineasta e produtor cultural. Como diretor realizou os filmes “Filmes Bons São Sobre o Amor”, e “Subversivos” e atualmente está em produção com a série Gálatas 67, e o filme Despedidas, que contará com a presença de Dedé Santana, Carlos Alberto de Nóbrega e Moacir Franco.

Tem como atividade preferida dentro do cinema a direção fotográfica. Tendo recebido o prêmio de Melhor Fotografia pelo filme O Padre em 2012. Como produtor cultural tem desenvolvidos diversas atividades na área de cinema.

Desde 2011 produz a MOSTRA LIVRE DE CURTAS METRAGENS, onde epresenta diversas produções audiovisuais produzidas na cidade de Piracicaba, a SEMANA DE CINEMA, que conta com palestras e workshops da área, e a SEMANA ANIMADA, que exibe filmes infantis. Todos os eventos tem por caracteristica serem de total acesso a população, sendo gratuitos e contando com acessibilidade á deficientes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*